CONTATOS

Gomes.fco@bol.com

sexta-feira, 7 de junho de 2013

MINISTRO FALA SOBRE JOGO DE INTERESSES POR TRÁS DA MP DOS PORTOS

“Quem tá fora quer entrar, quem tá dentro não quer sair”. Parece forró do Dominguinhos, mas foi a explicação dada pelo ministro dos Portos, Leônidas Cristino, para justificar toda a polêmica por trás da MP dos Portos.
Aprovada pelo Congresso Nacional numa votação histórica, que varou madrugadas e provocou acalorados debates no plenário, a medida chegou a ser chamada, pelo líder do PR, Anthony Garotinho, de “MP dos Porcos”.
O deputado do PR também apelidou de "emenda Tio Patinhas" o ponto que previa a renovação automática das concessões dos atuais terminais. A lei dos Portos foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, nessa quarta-feira (05), com dez vetos, dentre eles, a “emenda Tio Patinhas”.
Questionado sobre por que a medida havia gerado tantas acusações e  polêmicas, Leônidas não titubeou: “Tem muitos interesses. São investimentos de 60 bilhões de reais, ou seja, quem estava dentro do porto organizado, quem operava e tinha arrendamento dentro do porto organizado, não quer sair, e quem tá fora, quer entrar. Foi isso que aconteceu, é muito dinheiro envolvido”, disparou.
O ministro afirmou, ainda, que entende que haja conflitos quando existem muitos interesses em jogo, mas disse que a economia deve ser respeitada. “É muito dinheiro em torno disso daí, é muito jogo de interesses. Nós não podemos admitir isso. As pessoas têm direito de defender a sua causa, é normal, a gente respeita. Agora, nós temos que respeitar é a economia do nosso país, melhorar a economia do nosso país”.
Por fim, Leônidas exaltou a aprovação da lei: “Nós formos firmes até o fim, defendendo a essência da Media Provisória. Fomos vitoriosos. ‘Nós’, que eu digo, o povo brasileiro”, comemorou.
Hermínia Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário