CONTATOS

Gomes.fco@bol.com

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012


E-mail falso sobre renovação da CNH circula na internet

"Circula na Internet um e-mail falso com informações sobre possíveis mudanças no processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto, atribuído ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), diz que após 30 dias do vencimento da carteira, ela seria “cancelada automaticamente” e os condutores teriam que começar do zero, “igualzinho a uma pessoa que nunca tirou a carteira”.

O e-mail, que já circula desde o fim do ano passado, informa que a medida entraria em vigor no início de 2012 e que o Denatran não comunicou a população. O POVO procurou o órgão para esclarecer as questões e foi informado de que as informações são falsas.

Na verdade, quem é abordado com a CNH vencida há mais de 30 dias é punido com multa de R$ 191,54 e sete pontos na CNH. A infração gravíssima está prevista no artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O falso e-mail informa ainda que há uma multa de R$ 127,50 para quem estiver com extintor de incêndio com o plástico que embala o produto, mas o Denatran também desmentiu. A verificação do extintor é somente quanto ao prazo de validade.

Sobre os cursos, o e-mail diz que a carga horária aumentaria de 30 horas para 45 horas de aulas teóricas e de 15 horas para 20 horas de aulas práticas a partir de 2012. Entretanto, desde janeiro de 2009, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já estabeleceu essa nova carga horária para Centros de Formação de Condutores devido ao aumento de conteúdo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário