CONTATOS

Gomes.fco@bol.com

sábado, 4 de maio de 2013

CAMOCIM - DENÚNCIA DE JORNADAS ABUSIVAS NA DEMOCRATA CALÇADOS SE TORNAM CADA VEZ MAIS FREQUENTES



Trabalhadores da Empresa Democrata Calçados em Camocim, já não aguentam mais uma carga horária abusiva e que fere a Constituição do Trabalho, colocando os trabalhadores para trabalhar de segunda à sexta- feira com carga horária de até 11:48h (onze horas e quarenta e oito minutos) diariamente, e aos sábados de 6:40h as 11:00h da manhã.  A empresa alega que acima da jornada normal de trabalho eles estão fazendo durante a semana só “3 horinhas”  à mais, sendo que, por Lei, a jornada de trabalho é de 44 horas semanais e 8 horas diárias. A constituição só permite fazer 2 horas extras diariamente, e essas horas tem que ser pagas junto com o salário dos trabalhadores em cada mês subsequente, descriminadas em contra cheque. Entretanto, nada disso a empresa está fazendo. As horas a mais da jornada são como horas extras que dificilmente são pagas.
Os trabalhadores já não aguentam mais essa escravatura, e estão dispostos a uma paralisação para tentar mostrar a empresa que são seres humanos e precisam de descanso, um piso salarial digno, cesta básica e alimentação no local de trabalho.
 O Sindicato da categoria frequentemente recebe denúncias por parte dos trabalhadores, e por varias vezes esteve conversando com a gerencia  da empresa para solucionar estes e outros problemas, mas a gerencia não parece comprometida para solucionar as questões colocadas em discussão.
O Sindicato não vê outra solução senão a mobilização da Sociedade Civil, Ministério Público e Ministério do Trabalho, para juntos tentar solucionar essa escravatura que vem assolando a classe trabalhadora de Camocim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário