CONTATOS

Gomes.fco@bol.com

terça-feira, 31 de janeiro de 2012


TERMINA HOJE PRAZO PARA PAGAR IPVA COM DESCONTO


Termina hoje (31) o prazo para o pagamento do IPVA em uma única parcela, com desconto de 5%. Quem deixar para depois, perde o direito ao abatimento, mas poderá, no entanto, quitar o tributo parcelado em até quatro vezes. Se a opção for pelo parcelamento, os vencimentos para o recolhimento do IPVA são, na ordem, 16 de fevereiro a primeira parcela; 16 de março, a segunda, 16 de abril, a terceira; e 16 de maio, a quarta e última. As prestações são iguais, não podendo, contudo, serem inferiores a R$50,00. Outra boa nova no exercício de 2012, é que pagamento do IPVA já pode ser feito no cartão (débito ou crédito) de qualquer bandeira ligada ao Banco do Brasil (BB). 

Com informações do DN

Lavrador é preso por estuprar filhas e matar esposa e filho no Sul de Minas Gerais!


Um lavrador de 37 anos foi preso na noite dessa segunda-feira (30) por ter cometido consecutivos estupros contra sua filha e enteada e ter matado a esposa e um filho no Sul de Minas. O criminoso foi detido no bairro Santa Rita, em Albertina, depois que a filha dele, de 13 anos, o acusou de estupro. Indignada com o abuso sexual sofrido há pelos menos um ano, a adolescente procurou por conselheiras tutelares, que acionaram a polícia. Durante depoimento, a adolescente acabou contando aos policiais que a irmã dela, de 16 anos, também havia sido estuprada pelo lavrador durante quatro anos. Além dessa denúncia, a garota afirmou aos militares que suspeitava que a sua mãe, de 36 anos, e o irmão, de 15, haviam sido mortos pelo pai. Conforme a menina, os dois estavam desaparecidos há pelo menos cinco meses. Com o auxílio de informações da garota, o lavrador foi localizado. Ao ser questionado sobre a acusação dos estupros e homicídios, o homem confessou todos os crimes e revelou que matou a esposa e o filho porque eles tinham flagrado os abusos sexuais. Além dessa argumentação, o suspeito alegou que havia descoberto que a mulher tinha uma amante. Os homicídios ocorreram no dia em que as duas meninas foram em uma festa na cidade de Ouro Fino. O lavrador aproveitou que a mulher, que já estava ameaçando entregar o marido à polícia, e filho ficaram sozinhos em casa. O adolescente viu a mãe ser morta e correu para a cozinha. Com medo do garoto pegar uma faca, o lavrador resolveu matá-lo. Depois dos assassinatos, o lavrador mudou de casa com a filha. Os corpos das vítimas foram encontrados com a ajuda do próprio lavrador, que levou os militares até a antiga casa da família, que fica na zona rural, e ainda os desenterrou. Depois do trabalho da perícia, foi constatado que mãe e filho morreram por estrangulamento. Segundo o lavrador, ele usou um cadarço para enforcar as vítimas. O lavrador foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Pouso Alegre. A adolescente de 13 anos foi levada para o Instituto Médico Legal para fazer exames de corpo delito. A outra menina não foi localizada, pois, na época em que a mãe foi morta, fugiu de casa. Conforme a conselheira tutelar de Albertina que acompanhou o caso, Maria Aparecida Silva, apenas uma tia da adolescente foi localizada em Ouro Fino. Porém, a mulher não poderá ficar com a sobrinha, uma vez que tem histórico de casos de estupro na sua casa. 


Fonte: O Tempo On Line/Blog Debate Policial/Blog Diniz K-9
Quadrilha assalta banco em Novo Oriente; falta de viatura dificulta perseguição

Cinco homens armados invadiram a agência do Banco do Brasil de Novo Oriente, Região dos Inhamuns, e anunciaram assalto por volta das 13 horas dessa segunda-feira, 30. Após a ação, a Polícia foi acionada, mas não havia viatura no Município para fazer a perseguição ao bando.

Segundo informações do Destacamento da Polícia Militar do Município, depois de tomar todo o dinheiro dos caixas da agência, além das armas de um vigilante, a quadrilha fugiu em um veículo modelo Siena, de cor preta, levando dois funcionários do banco como reféns.
Após a fuga, testemunhas do crime acionaram a Polícia, mas a única viatura pertencente ao Município estava em manutenção na cidade de Sobral, na Região Norte do Estado. Os três únicos policiais militares de Novo Oriente tiveram de improvisar um veículo do programa Pró-Cidadania para realizar as buscas ao bando.
Durante perseguição, o carro acabou sendo alvejado pelos criminosos na localidade de Pedra Preta, o que obrigou a interrupção das buscas aos assaltantes. Ainda segundo informações da Polícia Militar da Cidade, os criminosos fugiram em direção ao Piauí após libertarem as duas pessoas feitas reféns.
Ainda não há informações sobre a quantia em dinheiro levada pela quadrilha. Durante a ação, os criminosos chegaram a efetuar vários disparos dentro da agência, mas ninguém ficou ferido. Segundo a Polícia, eles portavam pistolas, espingardas e metralhadores e usavam coletes à prova de balas e balaclavas.
Pai e filho se conhecem na cadeia em SP

Um pai e um filho, que não se viam há mais de 17 anos, se reencontraram na cadeia do Plantão Policial de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, no último sábado (28). O pai, o motorista Orival Raimundo de Souza, 54 anos, foi detido em mandado de prisão por crime de ameaça, enquanto o filho é acusado de roubar um posto de combustível.


O desempregado Orival Raimundo de Souza Júnior, de 19 anos, foi levado ao plantão ainda na manhã de sábado pelos PMs. Enquanto aguardava numa cela do plantão ficou sabendo que seu pai, que ele não conhecia, estava sendo preso por um crime de ameaça. Minutos depois, os dois se encontraram na delegacia. O pai tinha visto o filho pela última vez em 1994, quando ele tinha um ano e meio de idade.



Durante o encontro, o motorista chegou a pedir a desculpas para o filho e tentou explicar os motivos que o levaram a não procurá-lo, mas o rapaz não aceitou as justificativas, embora o tenha perdoado. “Ele matou minha mãe e o perdoo por isso. Mas cada um que procure seu caminho”, disse o rapaz. Chorando, o pai ainda prometeu recompensar o filho. “Foi por ciúmes que tudo aconteceu, mas já estive preso e paguei pelo meu crime. Agora vou arranjar um jeito de recompensá-lo, vou mandar um carro para ele”, prometeu o pai. Segundo ele, a família de sua ex-mulher impediu que o filho o conhecesse.



Souza matou a mãe do seu filho, Rita de Cássia Giule, a facadas, em 1994. Ele cumpriu seis anos e meio de prisão. Agora estava sendo preso por ter ameaçado um enteado em 2008, cujo mandado expedido pela 3ª Vara Criminal de Rio Preto estabelece pena de três anos de prisão em regime semiaberto.



Hoje o pai foi transferido para uma cela da carceragem da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) enquanto o filho, por não ter sido preso em flagrante, foi colocado em liberdade.

GOVERNADOR PARTICIPARÁ DA ABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS

Está confirmada a presença do governador, Cid Gomes (PSB) na sessão de abertura dos trabalhos da Assembléia Legislativa de 2012. O governador, na última passagem pela assembléia, foi duro com um grupo de deputados que insistiam em apresentar seu governo como corrupto. Na ocasião, a conversa de Cid Gomes (PSB) com os parlamentares não ficou concluída.A solenidade acontece dia 2 de fevereiro, no Plenário 13 de maio.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

TESTEMUNHAS E SOBREVIVENTES FALAM SOBRE DESABAMENTO DE PRÉDIOS NO RJ


Testemunhas e sobreviventes relataram momentos de desespero após odesabamento de três prédios na noite desta quarta-feira (25) no Centro do Rio de Janeiro.
O acidente ocorreu por volta das 20h30. Um prédio de 20 andares, outro de 10 e um imóvel de quatro pavimentos ficaram em ruínas.
No momento do desabamento, quem estava no quarteirão relata ter visto muita poeira após um tremor.
'Começou a estalar'
“Estava na fila do ônibus aí começou a estalar. Aí quando olhei entrei em pânico, que aí foi desabando, eu caí e não vi mais nada”, afirmou uma mulher que estava em um ponto de ônibus.


 'Só deu tempo de correr'
“Eu estava no prédio do lado, de repente, eu pensei que era o restaurante deles. Eu saí correndo desesperado do jeito que eu estava”, disse um morador, coberto de poeira.
“Só deu tempo de a gente correr”, diz outro. “Quando a gente se deu conta o prédio estava vindo na nossa direção, ele começou a contar”, afirma uma das testemunhas. “A gente correu, poeira tomou conta de tudo.”
'Ele estava lá dentro'
Everton procurava pelo pai em meio aos carros de Bombeiros. “O celular está desligado, ele só sai às 21h. Na hora que o prédio desabou ele estava lá dentro”, afirmou.
'Ela não se despediu'
Vitor chorava em busca de notícias da mulher Alessandra, que trabalhava no prédio. Ele falava com ela pelo computador quando a comunicação cessou. “Eu estava com ela no MSN aí caiu, liguei ninguém atendia, não consegui mais falar, ela não tinha saído, ela não se despediu, não falou nada, estou desesperado, preciso saber se ela está lá ainda."
'Caos total'
César, gerente de uma loja de sucos em frente aos prédios que desabaram, afirma, na manhã desta quinta, que o local virou “um caos total”. Ele conseguiu voltar ao lugar do desabamento para desligar equipamentos de sua loja. “Tudo destruído. Consegui entrar porque pedi a colaboração do Guarda Municipal porque deixamos máquinas ligadas. A loja está toda destruída. Foi uma correria muito grande.”
Salvo pelo elevador: 'vou morrer'
No hospital Souza Aguiar, onde é realizado o atendimento aos feridos, Alexandro recebeu alta. Ele estava dentro do elevador do prédio maior, onde afirma ter se jogado para se salvar. “Foi horrível, não sei como tive discernimento de voltar para o elevador. Foi o que me salvou. Quando eu vi aquilo tudo caindo eu falei: vou morrer. Cheguei a pensar. Quando começou a cair em queda livre o elevador, aí cheguei a pensar: é hoje que não volto mais para casa.”
Alexandro não sofreu nenhum ferimento. “Eu estava no térreo. Aí comecei peguei um material para subir para o nono. Quando a porta se abriu, eu vi o prédio se esfacelando. Aí voltei para o elevador de novo, quando voltei, ele despencou, de porta aberta. Aí parou entre o 4º e 3º andar estacionado. Aí caiu o reboco por cima e danificou um pouquinho. Graças a Deus que comigo não aconteceu nada. A sorte é que estava com aparelho de celular no bolso. Daí liguei pro meu compadre que tava do lado de fora no térreo, daí que aconteceu tudo. Ele falou: fica calmo que o bombeiro vai chegar, vai te pegar”, conta.
'Ela não atendeu mais o celular'
Chorando muito e ao lado do filho, Roberto Flaviano, de 64 anos, procurava notícias sobre a mulher, Ana Cristina Faria Silveira, de 51 anos. O casal trabalhava junto em um escritório de contabilidade, no 11º andar do edifício. Ele disse que mulher sempre ficava até mais tarde na sala, para concluir documentos da empresa.
“A última vez que falei com ela foi às 20h e depois ela não atendeu mais o celular”, contou. "Minha esperança é que ela esteja presa em algum lugar. Eu não sei mais o que fazer. É uma angústia muito grande", disse Flaviano.
'Senti um bloco de concreto caindo nas minhas costas'
Gilberto Figueiredo, de 33 anos, conta que estava trabalhando no 9º andar de um dos prédios que desabou, decorando um escritório. "Quando estava indo embora senti o elevador balançar. Já na portaria senti um bloco de concreto caindo nas minhas costas e saí correndo. Foi Deus, sinto que nasci de novo", desabafou.
‘Parecia uma chuva caindo’
Rodrigo, que tomava um café em uma lanchonete próxima ao local, diz que viu uma névoa. “A sensação que eu posso descrever agora é bem confusa. Escutei um barulho muito forte, um estrondo. Parecia uma chuva caindo. Quando vi era uma névoa. A única coisa que nós conseguimos pensar era tentar abrir, uma salvação. Rapidamente não dava para enxergar quem estava ao seu lado.”
'É impressionante'
O diagramador Vitor Ferreira, que há apenas duas semanas trabalhava num escritório de traduções no oitavo andar do prédio de 20 andares notou ao chegar de manhã que poeira e algum tipo de cascalho caíam de andares superiores quando subiu de elevador para o trabalho. "É impressionante", diz sobre o local do acidente.

 
Fonte: Globo
Blog da Força Tática 

BLOG ANTECIPA E PREFEITURA CONFIRMA - INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DE CAMOCIM COMEÇAM NA SEGUNDA

Como o blog já havia antecipado, em matéria publicada no dia 24 de Janeiro (AQUI), inclusive com a confirmação da empresa coordenadora, a CONSEP, a Prefeitura Municipal de Camocim noticiou hoje, em seu blog, que está abrindo concurso público para diversos cargos nesta segunda-feira, 30 de janeiro. O edital será publicado com oferta de 641 vagas com remuneração que vai de um salário-mínimo até R$ 7.347,12. O processo de seleção será por prova escrita. Em alguns casos além da prova escrita, na segunda etapa haverá prova curricular e prova prática. As inscrições poderão ser feitas no Núcleo de Arte, Educação e Cultura (NAEC), em horário comercial, no período de 30 de janeiro a 17 de fevereiro ou pela internet no mesmo período. Os valores de inscrição ficarão entre R$ 30,00 e R$ 70,00 dependendo do cargo a ser concorrido. Os níveis de instrução requeridos vão desde o fundamental incompleto ao nível superior. 
Entre as vagas há disponibilidade para as funções de professor para o ensino fundamental, médico para o PSF, fisioterapeuta, agente de trânsito, agente administrativo, técnico de higiene bucal, bibliotecário, serviços gerais, vigia, motorista, merendeira, flautista, saxofonista entre outros. A data prevista para realização das provas, segundo o secretário de gestão administrativa Ricardo Ferro, é dia 1 de abril. O edital será publicado neste blog na segunda-feira.

Camocim online

UMA VERGONHA!!! JUSTIÇA AUTORIZOU FESTA DE POLÍTICOS PRESOS POR DESVIOS E ASSASSINATOS.

A Justiça de Alagoas autorizou que um prefeito preso cinco vezes em três operações da Polícia Federal e um ex-deputado federal, também preso, por assassinato, comemorassem a festa de Natal na carceragem da Casa de Custódia em Maceió, com direito a fotografia, peru assado, tender e torta. As imagens foram parar na internet.
Na foto, aparecem o prefeito da cidade de Traipu, afastado do cargo por desvio de verbas de merenda escolar, Marcos Santos (PTB), a mulher dele, Julianna Kummer, o ex-deputado federal acusado de homicídio Francisco Tenório (PMN) e a mulher dele, a prefeita de Chã Preta, Rita Tenório.
Dividem ainda a foto os filhos dos dois políticos. As imagens foram postadas no site Facebook e, logo depois, retiradas do ar.
A diretora da Casa de Custódia, Maria Gorete, disse que a ceia de Natal foi realizada no dia 24 de dezembro. "Era dia de visita, o juiz autorizou, nada está fora da normalidade. Trabalhei no Manicômio Judiciário, lá fazíamos São João e outras festas. Não sei porque isso chama a atenção da imprensa", disse.

Questionada sobre a quantidade de pessoas na carceragem - 16 -, discordou: "Não tem uma quantidade grande. Só o doutor Chico, filha, sobrinho, e o pessoal da parte do Marcos Santos."
Na Casa de Custódia, as visitas do dia 24 foram das 8h às 18h. Mas, segundo o juiz da Vara de Execuções Penais, José Braga Netto, o horário foi estendido, a pedido dos presos. "A diretora da Casa de Custódia me ligou e me pediu que a família ficasse até as 21h. Autorizei. Foi tudo feito dentro da legalidade. Na Casa de Custódia havia três presos no dia da visita", disse o magistrado.



Além de Marcos Santos e Francisco Tenório, estava preso o ex-deputado José Maria Tenório, irmão de Francisco. Ele não aparece na foto.
Marcos Santos é acusado de desviar R$ 16 milhões, em três operações da Polícia Federal, todas por corrupção. Foi preso cinco vezes. Em outubro do ano passado, ele escapou do cerco policial na cidade de Traipu, a segunda mais pobre do Brasil: ele fugiu de lancha pelo rio São Francisco.
Segundo a PF, ele desviou o dinheiro da merenda escolar e do transporte escolar para comprar fazendas, carros de luxo, caçambas e uma lancha. Nas escolas de Traipu, as crianças comiam bolacha com suco em pó, misturado à água. Em uma das ações, o Ministério Público Federal pede 100 anos de prisão ao prefeito, afastado por ordem da Justiça Federal.
Francisco Tenório é acusado de participar de um consórcio de deputados para matar o cabo da Polícia Militar, José Gonçalves, na década de 90. Após o crime, segundo as investigações, houve uma festa na fazenda do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Albuquerque (PT do B), outro acusado pelo crime.
Além disso, Tenório foi indiciado pela Polícia Federal nas investigações da Operação Taturana. Segundo a PF, ele participou de uma organização criminosa que desviou R$ 300 milhões da folha de pagamento da Assembleia Legislativa.
Alagoas tem 500 presos sob custódia, espalhados em delegacias. Desses locais, 13% estão com os prédios condenados. Não há registros de festas de Natal realizado nas outras carceragens. "Administrar três presos é diferente de administrar todos em uma comemoração", disse o juiz Braga Netto.

Fonte: Policial BR

QUEM TEM PADRINHO FORTE NÃO MORRE PAGÃO: MACHADO VENCE BOATOS

A quinta-feira é conhecida em Brasília como o dia da boataria. Não foi para Elias Fernandes e Rennes Frota, ambos do DNOCS, que perderam o emprego após a boataria pela manhã. Mas o dia de ontem (26) terminou muito bem para o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que vai dormir o final de semana comandando a empresa. A boataria foi atribuída ao fogo amigo do PMDB.Afilhado de Renan Calheiros (PMDB-AL), o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, sobreviverá a Maria das Graças Foster, Presidente da Petrobrás.

Tremores de terra em Sobral estão mais frequentes

Clique para Ampliar
Resultantes de uma falha geológica em Meruoca, os tremores têm se tornado mais comuns desde 2008


Sobral. A atividade sísmica nesta cidade vem registrando abalos com mais frequência desde 2008. Em quatro anos, a região tem sofrido pequenos tremores de terra, que já somam mais de quatro mil. Neste ano, o primeiro tremor foi registrado foi na madrugada da última quarta-feira, com 2.1 de magnitude. Os 2.1 graus na escala Richter não assustaram tanto os moradores do distrito de Jordão, onde o abalo foi mais sentido.
A Defesa Civil de Sobral está sempre de prontidão para esses eventos, que vem se verificando com mais assiduidade em Jordão. Tanto que o subtenente Marcos Costa é o primeiro a relatar os abalos à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que mantém um centro de estudos sismográficos do Nordeste. É com base nas orientações da UFRN que a Defesa Civil sobralense toma as medidas necessárias para tranquilizar a população da região.
"Não temos registros de grandes tremores. A maioria deles muitas vezes nem é percebido pela população", informa Marcos Costa. Ele destaca que o abalo desta semana também foi pouco notado pelos moradores de Jordão e que não teve nenhuma repercussão em termos de danos materiais nas residências.
Sobral vem verificando esta atividade sísmica mais constante há quatro anos. Durante esse período, o maior abalo chegou a 4.2 graus. Aconteceu em maio de 2008. De lá para cá, mais de quatro mil abalos foram constatados pelas estações sismográficas da Zona Norte distribuídas em Sobral e Morrinhos.
Esses tremores são causados por uma falha geológica denominada de Riacho Fundo, que está localizada na Serra do Rosário, no Município de Meruoca.
Há catalogação de tremores entre 2008 e 2012 em outras cidades da Zona Norte - Alcântaras, Meruoca, Santana do Acaraú, Morrinhos, Granja, Senador Sá, Frecheirinha, Massapê e Hidrolândia. A UFRN faz ainda levantamentos para saber da existência de fendas geológicas nessas cidades onde foram sentidos os tremores. Os estudos são demorados, porque precisam de vários dados científicos que estão sendo levantados. O maior abalo registrado na Zona Norte do Ceará aconteceu em 1991, na cidade de Irauçuba, com 4.8 graus.

Atlântico
Nos primeiros 16 dias de 2012, foram observados três tremores na parte sul da Cordilheira Meso Oceânica, no Atlântico, que tem repercussão no Nordeste do Brasil. Os dois maiores abalos aconteceram no último dia 15, por volta das 19h, e no dia 16, por volta das 18h.
Cada um desses abalos teve magnitude de 5.1 graus, considerada normal para dentro do mar. A Cordilheira Meso Oceânica está localizada em frente à Costa Brasileira e a captação dos tremores foi feita pela estação sismográfica, que fica no Nordeste Brasileiro.

Bacia Potiguar
No Nordeste Brasileiro, há registros da UFRN de atividade sísmica mais frequentes há um ano na cidade de Pedra Preta, no Rio Grande do Norte. Ali foram anotados, no final do ano passado, tremores que variaram de 1.8 a 2.0 graus. Continua tremendo também em outra cidade potiguar, João Câmara.
Neste Município, a atividade sísmica mais frequente teve início em 1989, quando foi verificado um tremor de magnitude 5.0. A Bacia Potiguar é a principal região de sismicidade do Nordeste. A segunda região de sismicidade é a da Zona Norte do Ceará.


Fonte: Diário do Nordeste

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012


POLÍTICA EM SOBRAL: BOMBA EXPLODIRÁ A QUALQUER MOMENTO

Quando não se acredita nas instituições democráticas a sensação de impunidade reina.Em Sobral, situações desta natureza eram constantes já que não se acreditava em nenhuma ação contra o Paço Municipal e o governo do Estado do Ceará.
Mas nem tudo parece perdido.
Alguns destemidos membros do Ministério Público Estadual em Sobral estão fazendo a sua parte em prol da democracia.
Ações como a que contestou o “metrô” (VLT) de Sobral já estão em andamento e outras poderão surgir a qualquer momento considerando a gravidade dos possíveis crimes praticados por autoridades públicas.
Acredita-se que em breve teremos fortes emoções.
Uma bomba de "água" explodirá e levará para o "esgoto" muita gente.
Em breve detalhes exclusivos.



(Via Blog Sobralepolitica)

HOMEM ESTUPRA MENOR COM PROBLEMAS MENTAIS EM CHURRASCARIA NO PIAUÍ.

Acusado
Policiais militares do 15º Batalhão da Polícia Militar de Campo Maior, durante ronda ostensiva pela cidade, por volta de pouco mais da meia noite, flagraram a menor de iniciais A.P.S, de 15 anos, sendo abusada sexualmente por um homem identificado por Evandro Silva de Almeida “Gugu Gago”, em uma churrascaria, no Bairro de Fátima, que se encontrava fechada. Os policiais levaram o acusado para o 2º Distrito Policial onde se encontra detido. Segundo o pai da vítima Aldemir Roberto, 39 anosa menor tem problemas mentais.
Ele levou a receita dos medicamentos para comprovar o problema da filha, que tinha saído de casa e andava sem rumo pelas ruas da cidade. De acordo com o policial plantonista do 2ºDP o inquérito será aberto por estupro de vunerável.

Fonte: 180Graus
CAMOCIM PÓLÍCIA 24hs

EXCLUSIVO! CONFIRA OS SELECIONADOS DE 2012 PARA A ESCOLA PROFISSIONAL DE CAMOCIM

A Escola Estadual de Educação Profissional, Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, em Camocim, divulgou nesta quinta-feira (26), o resultado final dos classificados para o ano letivo de 2012. Confira a relação dos alunos aprovados, por curso: Edificações (AQUI); Enfermagem (AQUI); Logística (AQUI) e Eletromecânica (AQUI). A relação dos classificáveis deverá ser consultada de forma presencial, na própria escola.

Camocim online 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


Governo do Estado vai construir Escola de Ensino Médio em Guriú-Camocim

Regata, Por Braga MatiasO Governo do Ceará com o intuito de ampliar e melhorar o ensino no Interior irá construir mais 30 novas Escolas de Ensino Médio nas áreas rurais do Estado. Cada escola receberá inicialmente o recurso médio previsto de R$ 3 milhões para realização das obras. 
As unidades serão construídas de acordo com a quantidade de habitantes de cada município, porém, todas terão a mesma qualidade de escolas construídas em área urbana. Além das salas de aula, a estrutura é composta de biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática), anfiteatro, refeitório e quadra poliesportiva. 
Veja os municípios e as localidades que serão beneficiadas: 
Ipueiras
Aiuaba – Barra
Iracema – Barreiros
Amontada – Garças
Itapipoca – Cruxati/Betânia
Aquiraz – Camará
Itatira – Lagoa do Mato
Beberibe – Forquilha
Mauriti - Buritizinho
Beberibe – Parajuru
Mombaça – Assentamento Salão
Camocim – Guriú
Morrinhos – Sítio Alegre
Canindé – Assentamento Pedra e Cal(Bonito)
Quixeramobim – Assentamento Canaã
Caridade – Inhuporanga/Campo Belo
Quixeré – Lagoinha
Caucaia – Praia do Cumbuco
Santana do Acaraú – Assentamento Conceição Bonfim
Cruz
Santa Quitéria
Cruz – Preá
Santa Quitéria - Trapiá
Eusébio – Jabuti
Tauá – Marrecas
Icó – Icozinho
Tauá – Marruás
Icó – Pedrinhas
Tianguá – Cajuaçu

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

PADRASTO É ACUSADO DE ESTUPRAR ENTEADAS DE 10 E 12 ANOS NO PLANALTO

Um caso de violência e monstruosidade deixou os moradores da travessa Paracati, no bairro Planalto, indignados. Um homem de 24 anos está sendo acusado de violentar sexualmente as duas enteadas, de 10 e 12 anos. De acordo com a tia das vítimas, o crime vinha acontecendo há dois anos e só foi descoberto por que a criança mais nova resolveu contar tudo a avó.
"Nós estávamos notando a menina diferente nos últimos dias. Ela acordava assustada a noite e chorava muito. Depois de alguns dias perguntando o que estava acontecendo ela acabou revelando a minha mãe que era abusada sexualmente pelo padrasto," disse a tia da vítima.
A criança de 12 anos conversou com a reportagem do Portal BO e declarou que o padrasto ameaçava de morte caso ela e a irmã não fizessem o que ele queria. A menina ainda revelou que muitas vezes, durante os dois anos, o acusado era violento e batia bastante nela quando praticava o estupro.
Diante dos fatos, a família das garotas levou o caso ao conhecimento da polícia e, na noite desta segunda-feira (23), as crianças foram conduzidas à Delegacia de Plantão da Zona Sul. O delegado Custódio Arraes orientou a todos para procurar a DCA (Delegacia da Criança e do Adolescente) para que a investigação seja iniciada lá. Ainda segundo a tia das vítimas, o acusado fugiu logo ao tomar conhecimento que seria denunciado.
  
Fonte: Blog do Edmilson Sousa

DOIS DIAS DEPOIS, PM DE COREAÚ RECUPERA MOTO FURTADA DE MOTOTAXISTA EM CHAVAL

Dois dias depois do furto ocorrido no município de Chaval (publicado AQUI) que vitimou o mototaxista Mário Sérgio Ferreira Soares de Luiz Correia (PI), a Polícia Militar do Ceará conseguiu dar uma resposta para a sociedade. O furto ocorreu quando o mototaxista parou no município cearense para ir ao banheiro. A corrida terminaria na cidade de Camocim. Após o ocorrido os policiais da 3ª CIA/3º BPM tendo a frente o major Assis ficaram em estado de alerta em busca do indivíduo. Entretanto, só na manhã de ontem, 23 de janeiro, que a moto foi vista já no município de Coreaú. O Destacamento Local comandado pelo Sgt Carlos (foto acima), realizava diligências quando avistou a moto YBR Yamaha, cor roxa e placa NIO 2825 parada num bar. Um comerciante identificado como Francisco Benício da Silva, 49 anos, se apresentou como proprietário da moto. Segundo ele, fez uma troca com um homem o qual não conhece. Na troca, deu uma moto e tornou uma certa quantia em dinheiro e declarou que não sabia que a moto era furtada. Mesmo assim, o homem foi conduzido à Delegacia e contra ele foi feito um procedimento por receptação culposa (art. 180 do CPB) e foi liberado em seguida. A motocicleta foi entregue ao seu verdadeiro proprietário.

com informações do Camocim Polícia 24hs

ENEM: DUAS EDIÇÕES POR ANO

A presidenta Dilma Rousseff confirmou na segunda-feira (23) que, a partir de 2013, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ter duas edições por ano. A medida estava prevista para ser implantada ainda este ano, mas foi adiada pelo Ministério da Educação (MEC). “O ProUni também teve que ter suas adaptações e suas melhorias. É assim que se faz política pública. Como eu faria o Ciências sem Fronteira, o ProUni e o Sisu [Sistema de Seleção Unificada] sem o Enem? Como seria o acesso democrático de todas as pessoas a essas oportunidades? Não seria”, explicou Dilma. O Enem tem sido alvo de críticas por conta das falhas ocorridas nas últimas edições, como vazamento de questões. Esses problemas geraram, inclusive, diversas ações na Justiça contra o governo federal.

São Benedito confirma as atrações para o carnaval 2012

O Carnaval mais famoso da Ibiabapa já começou a divulgar as atrações musicais para o Carnaval. Além dos paredões que ficam ao redor da praça central da cidade, segundo as mídias sociais do evento, já estão confirmadas as seguintes bandas que tocarão nos 5 dias em São Benedito: Garota Safada, Solteirões do Forró, Forró Real, Forró Pé de Ouro, Axé Mil da Bahia, Forró Boca a Boca, Xé Pop, Paulo Calado e Banda, Forró dos Plays, Banda Kionda e Chicana.

Fonte: Paulo Monteiro Jr

CÂMARA DE CAMOCIM COM TELEFONE BLOQUEADO

Segundo informações obtidas com o repórter Lázaro, o número 3621-1429, que pertence à Câmara de Vereadores de Camocim, só está recebendo ligações. Ligar, nem pensar. O valor da última conta, algo em torno de R$ 650 reais, referente ainda a dezembro de 2011, deveria ter sido pago no dia 09 de janeiro, mas pelo jeito, pelo menos até ontem, ainda não tinha sido. O bloqueio parcial impede que os vereadores façam ligações. O "esquecimento" da Presidência da casa não se justifica se confrontarmos o valor da conta, com o que foi repassado ao legislativo somente em 2011. Não foi nada não, mas o legislativo abocanhou R$ 2.082.000,00. E a previsão é que, em 2012, esse valor suba para R$ 2.180.000,00. 
Outro dado curioso é o seguinte: em 2009, com um orçamento batendo nos "beiço" desse daí, o então Presidente Juliano Cruz chegou a devolver, em uma atitude inédita, R$ 300.000,00 para o executivo. Além disso, justiça seja feita, ainda pagou o 13º dos servidores da casa. Por outro lado, com "dindim" "saindo pelo ladrão" (sem trocadilho pelo amor de Deus), o atual Presidente, Ricardo Vascomcelos, além de não ter devolvido um bombom "azedim" aos cofres municipais, ainda deixou os servidores só no "cheiro" quanto ao décimo terceiro salário. Com a palavra, o Presidente da Câmara. E como o telefone está bloqueado para chamadas, pode ligar à cobrar pro meu celular que eu atendo. Afinal, trata-se de uma autoridade.

Camocim online

terça-feira, 17 de janeiro de 2012


CONSELHEIRO NÃO PODE ACUMULAR APOSENTADORIAS

O desembargador Durval Aires Filho, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), decidiu que Francisco de Paula Rocha Aguiar não pode receber, simultaneamente, aposentadoria de ex-governador e vencimentos do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Segundo o magistrado, a cumulação viola a Constituição Federal.O Tribunal de Contas do Estado (TCE) havia rejeitado, administrativamente, a concessão da aposentadoria e determinado que a Secretaria da Fazenda (Sefaz) realizasse o bloqueio. O conselheiro recorreu à Justiça, com pedido de liminar, requerendo a suspensão dos efeitos dessa decisão.
No último dia 23 de setembro, o juiz Joaquim Vieira Cavalcante Neto, respondendo pela 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza, concedeu a liminar. O Estado do Ceará ingressou com agravo de instrumento (0009279-33.2011.8.06.0000) no TJCE. Alegou que o acúmulo entre proventos e vencimentos após a Emenda Constitucional nº 20/98 é ilícita. A decisão foi proferida na sexta-feira (13/01).

(Fonte: TJ/CE)

LEI FIXA GASTOS MÍNIMOS EM SAÚDE

O Diário Oficial da União publicou ontem a sanção da lei que fixa gastos do governo em saúde. A regulamentação ficou conhecida como Emenda 29 foi aprovada em definitivo pelo Senado em dezembro do ano passado.A lei define o valor mínimo e normas de cálculo do montante mínimo a ser aplicado, anualmente, pela União em ações e serviços públicos de saúde; percentuais mínimos do produto da arrecadação de impostos a serem aplicados anualmente pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios em ações e serviços públicos de saúde; critérios de rateio dos recursos da União vinculados à saúde destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, e dos Estados destinados aos seus respectivos municípios, visando à progressiva redução das disparidades regionais; normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas esferas federal, estadual, distrital e municipal.

SEIS BANDIDOS ASSALTAM FAMÍLIA NA LOCALIDADE DE PAULA PESSOA/GRANJA.

Seis bandidos fortemente armados ocasionaram terror para uma família que reside na localidade  granjense de Paula Pessoa.
Eram por volta de 18h30min quando cinco homens e uma mulher, todos armados com revólveres, chegaram em três motos e foram logo anunciando um assalto em duas residências.
As vítimas deo assalto são pai e filho. Na primeira residência assaltada, os elementos agiram com bastante truculência, lesionando inclusiva à coronhadas na altura da cabeça o motorista Francisco Carneiro de Vasconcelos, 39 anos, natural de Granja, residente na localidade citada. Dele levaram R$ 1000,00 (mil reais) em espécie 01 monitor LCD de computador, 03 aparelhos celulares, 01 DVD e uma moto FAN de cor vermelha.
De seu pai que mora vizinho, o agricultor Evaldo Pessoa Vasconcelos, 64 anos, natural de Granja, os bandidos conseguiram levar R$ 8.000,00, (oito mil reais) em espécie, 02 celulares, e uma espingarda cartucheira.
Segundo as vítimas, os elementos agiram com bastante violência e a todo momento diziam que queriam o dinheiro oriundo da venda de um terreno que era das vítimas. Disseram ainda que os acusados se apresentavam bem vestidos e todos com capacete na cabeça, dificultando assim seus reconhecimentos pelas vítimas.
Após o assalto, os bandidos fugiram sem deixar pistas.
Mesmo sendo comunicada somente uma hora e meia depois do fato, a PM sob o comando do Major Assis, realizou buscas por toda a região. As equipe da FTA de Granja (Cb Jairton e Sd. Fontenele), com o apoio da FTA de Camocim (Cb C. Félix, Sds S. Filho e  Alberto), foram direcionados para o local, onde fizeram um breve levantamento do ocorrido, em seguida efetuaram diligências em toda área no sentido de localizar e prender os acusados, porém sem êxito até o momento.

CAMOCIM POLÍCIA 24HS
Colaborador: Cb Fontenele.

POSTE AMEAÇA CAIR NA BEIRA-MAR DE CAMOCIM

Quase todos os postes de iluminação da avenida beira-mar de Camocim apresentam sinais de corrosão devido à grande incidência da maresia na área. Além disso, o material pode ser considerado, por qualquer leigo no assunto, como sendo de qualidade duvidosa. O "bicho" é todo oco. Um dos postes que ameaça claramente cair a qualquer momento (foto), foi registrado pelo blog na manhã desta terça-feira (17). Ele fica em frente ao Hotel Ilha, ao lado de um quiosque de informações da Secretaria de Turismo do Município. Se cair, e pelo que escutei de populares, vai cair, ele certamente tombará por cima da avenida, rompendo diversos cabos que estão ligados a ele, podendo ainda puxar outro poste e pior: atingir alguém.. Moradores da área pedem que algo seja feito imediatamente. Enfim, o blog exerceu sua função de informar. À Prefeitura caberá escolher entre prevenir ou remediar. 

 Tadeu Nogueira 
Foto: Tadeu Nogueira